Alertas Alertas

Back

Alerta de Biovigilância

Área: GGMON

Número: 1

Ano: 2017

Resumo:

Alerta de Segurança para Comunicado de extravio de carga do Banco de Tecidos do Instituto de Ortopedia e Traumatologia – IOT/HCFMUSP


Identificação do produto ou caso:

ENXERTO ÓSSEO HUMANO LIOFILIZADO CONFORME RELAÇÃO ANEXA.


Problema:

O Banco de Tecidos do Instituto de Ortopedia e Traumatologia – IOT do Hospital das Clinicas da Universidade de São Paulo - USP comunica o extravio de 12 unidades de enxerto ósseo humano liofilizado que se destinavam ao uso terapêutico odontológico na cidade do Rio de Janeiro, conforme Boletim de Ocorrência n.º 5320/2017, do 14º DP -Pinheiros – São Paulo/SP, emitido em 20/06/2017.


Ação:

A todos os serviços e profissionais de saúde, verificar a procedência dos enxertos ósseos humanos liofilizados, evitando a aquisição dos produtos relacionados no anexo.

Comunicado as autoridades sanitárias, a fim de prevenir quaisquer danos à sociedade.


Histórico:

No dia 15/05/2017 o Banco de Tecidos do IOT/HC-USP teve sua carga de produtos (enxerto ósseo humano liofilizado) extraviada ao ser transportada pela empresa dos Correios para a cidade do Rio de Janeiro. Havendo a possibilidade de serviços e profissionais de saúde adquirirem tecido ósseo humano com qualidade e eficácia não asseguradas, e também com intuito de garantir a segurança sanitária, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, alerta os senhores profissionais de saúde que, caso tomem conhecimento da localização do(s) lote(s) dos referidos produtos, notifiquem esta Agência por meio do formulário de notificação da Biovigilância .


Recomendações:

  • Verificar o inventário imediatamente para confirmar se possui alguma das unidades dos lotes extraviados.  Identificar e separar as unidades dos lotes relacionados, de maneira a assegurar que o produto não seja usado.
  • Compartilhar este alerta com todos os profissionais em sua instituição que precisem ser informados. 
  • Manter uma cópia deste alerta junto ao produto, caso o tenha identificado, até que seja descartado.
  • Certificar sobre a origem dos enxertos ósseos humanos a serem utilizados verificando informações contidas nos rótulos que comprovem o nome, endereço e telefone de contato do Banco de Tecidos; tipo e código de identificação da unidade do tecido, dentre outras. 




Informações Complementares:

- Data de identificação do problema pelo Banco: 15/05/2017

- Data da entrada da notificação de extravio para a Anvisa: 20/06/2017

Todo e qualquer tecido ósseo de origem humana somente poderá ser obtido de Bancos de Ossos (Banco de Tecidos Musculo-Esqueléticos) que possuam licença sanitária e autorização da Coordenação-Geral do Sistema Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde.